10/05/2011

Salada de alface e tomate :)

No sábado passado calhou ir à Charneca da Caparica e, claro está, fui ao mercado. Gosto daquele mercado/feira.É um espaço com um recinto fechado onde se vende peixe, frutas, legumes, carnes, etc. À frente há uma feira, ao ar livre, com roupas e calçado.
Entre estes dois espaços existe ainda um carreiro de vendedores (que é a parte que prefiro) onde se vendem plantas, sementes, galinhas, ovos, velharias, entre outras coisas. E foi mesmo aqui que eu comprei os meus pezinhos de alface, dois tomateiros e uma floreira.
Fui ainda a um viveiro que há lá perto, comprar um composto próprio para a minha mini horta e um pacote de sementes de tomate cereja (o tipo de tomate de que mais gosto).
Claro que assim que cheguei a casa, arregacei as mangas. Já tinha feito algumas pesquisas para ver a melhor forma de plantar e semear as alfaces e os tomates, e foi isso mesmo que fiz, com as devidas adaptações, claro, que eu não consigo seguir orientações à risca!
Em vez da argila expandida que aconselham a colocar no fundo dos vasos e floreiras para ajudar a drenar e evitar que a água se acumule e as raízes apodreçam, usei cacos de tijolo (de uma obra que está a decorrer cá no bairro); E em vez de uma tela (cujo nome não me lembro), que evita que a terra se perca pelo furo do vaso/floreira, usei um pedaço de tecido, que tinha ali ao lado :)
Por cima do tecido coloquei a terra misturada com o composto de minhoca.
Para as alfaces e tomateiros fiz uns buracos pequenos na terra, coloquei os pezinhos que comprei, cobri levemente com um pouquinho de composto e reguei. As alfaces ficaram distribuídas pela floreira (foto lá em cima) e por vasos
Para as sementes de tomate cereja, o processo foi diferente, uma vez que não foram semeados directamente no vaso definitivo. Isso fica para outro post.
Para os tomateiros, como crescem bastante verticalmente, comprei algumas estacas no Leroy Merlin. Foi este o resultado:
Com as sementes de tomate cereja, o processo foi diferente, uma vez que não foram semeados directamente no vaso definitivo. Isso fica para outro post.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin