29/06/2011

Apelo + bicharada

Ora bem... vamos começar pelo apelo, que não tem nada a ver com a Varanda :)
Estou a participar num concurso no facebook e preciso de toda a ajuda possível. Por isso, se gostarem da minha foto da estante do atelier [e a Varanda é dessa divisão, eu sabia que havia alguma relação com este blog :D ], peço encarecidamente o vosso voto. Para tal, basta irem à foto e comentarem ou clicarem no link de voto.
Muito Obrigada!!!
Agora... a bicharada!!
Vejam bem com o que me deparei nas lindas folhas da minha rúcula... uns bichos mínimos mas com um aspecto horroroso...Se souberem de alguma forma de acabar com eles, digam-me, por favor... É que foram logo para a rúcula...
Bom resto de semana e não se esqueçam... votem bem :D

26/06/2011

Carteira #82

Como tinha dito no post anterior, tenho algumas carteiras a "sair do forno".
Esta é feita com um lindíssimo tecido brasileiro, em azul, rosa e verde. Que tal?
Bom Domingo!

22/06/2011

Pimento

Pimentos verde, encarnados, amarelos... Adoro!
Há quem goste mas não os coma por achar indegesto. Por sorte eu não tenho esse problema. Adoro pimentos e sempre que posso estão no meu prato.
Plantei um pé de pimento (Capsicum annuum) há uns dias. Já tem várias flores e hoje deparei-me com o primeiro pimento.
Há várias formas de assar pimentos, e sem dúvida a que mais gosto é no carvão. Mas como nem sempre é possível, a maior parte das vezes asso-os no forno. É relativamente rápido. Quando já está assado, coloco-os, ainda quentes, num saco de plástico fechado (daqueles que se vendem para assar frango, por exemplo). Passado uns minutos, abre-se o saco e a pele sai lindamente e evita-se sujar tudo com pele de pimento, que fica logo no saco.
E não há nada que acompanhe melhor umas sardinhas assadas do que uma salada de pimentos!
Bom proveito!

21/06/2011

Carteiras #80 e #81

Comecei uma nova "leva" de carteiras. Para já terminei duas, ambas em tons de cinzento, mas com cores alegres misturadas :)
A #80 foi um pedido da minha sobrinha, para oferecer à professora, uma vez que termina agora o 1º ciclo. Cinza com rosas. Com um ar romântico, não acham?A #81 tem gaiolas e passarinhos coloridos. O tecido é uma delícia, mas eu sou suspeita, afinal sou apaixonada por pássaros.
Indisponível
Tenham um óptimo Verão!

Com picante

No post sobre os Pimentos Padrão deu para perceber que eu gosto de comida picante.
No outro dia quando vi estas malaguetas à venda, não resisti e comprei uns pezinhos.
Entretanto, a minha rúcula está a crescer e as folhas já estão a tomar um formato recortado. Há uns dias arranquei uma folhinha para experimentar e é deliciosa. Com um sabor forte e picante, tal como eu gosto.

Conforme a planta vai crescendo, vou deitando mais umas sementes para ter sempre rúcula na Varanda. Assim vou tendo rúcula em diferentes fases de crescimento.

20/06/2011

Mudança de estratégia

Os tomates cereja que semeei há cerca de 1 mês e meio não evoluíram muito... não sei o que fiz de errado, mas se nos primeiros dias cresceram bem, depois não passaram daí...
Como sabem, eu não percebo nada de horta, por isso tenho recorrido à internet para aprender. A questão é que existe muita informação, por vezes contraditória. Mas hoje encontrei uns vídeos de uma pessoa que já há alguns anos que cultiva muitas coisas, principalmente tomate e ele usa técnicas diferentes. E decidi mudar a estratégia com os tomates cereja. Como podem ver, ao fim deste tempo, eles continuavam quase na mesma:
Assim, e seguindo as indicações do Ray, decidi transplantar os pequenos pés de tomate para vasos (pequenos, mas mais fundos que as caixas de ovo). Para tapar os buracos dos vasos e evitar que a terra fuja, coloquei um pedaço de tecido (um retalho desta carteira):
Cobri o fundo com uns 2 ou 3 cm de terra misturada com húmus de minhoca (vinham três misturadas...) e coloquei os pequenos pés de tomate
E cobri os caules com a mistura de terra e húmus até quase às folhas. E é aqui que está a questão... o Ray diz que se o caule estiver enterrado vai, todo ele, criar raízes o que vai tornar a planta mais forte. Isto deverá fazer com que o tomateiro cresça, fique com o caule e as folhas mais fortes (o que não aconteceu até agora).
Aqui estão os dois vasinhos. Se correr como esperado, em breve terei de os mudar para vasos maiores.
Fiz o mesmo com os pimentos padrão, não sei se resulta...
Sempre atenta ao crescimento na Varanda, está a E-nome. E sempre que me apanha distraída aparece com o focinho cheio de terra... Não tenta comer nada a não ser a terra!
Quanto ao tomateiro que plantei no início desta aventura, podem ver como o meu tomate (sim, por enquanto é o único) cresceu:
Este é o aspecto da Varanda:
Podem ver as alfaces (que também não estão a ter grandes resultados), erva cidreira, erva de caril (cheira mesmo a caril), malaguetas (ainda verdes e a precisarem de ser transplantadas), tomilho, tomilho-limão, arruda, manjericão, hortelã, pimentos, a rúcula (que já provei e é deliciosa, bem picante), o tomateiro, o vaso que parece só ter terra, tem coentros semeados. Sem ter nada a ver com a horta, está um vasinho com uma suculenta.

15/06/2011

Na vertical

Para quem tem pouco espaço para o seu próprio jardim ou horta, existem diversas soluções que ajudam a rentabilizar o espaço. Uma dessas soluções passa pela verticalidade.
Uma parede livre é tudo o que precisa para aumentar o espaço de cultivo.
O 1º exemplo que trago é uma simples palete de madeira, pintada, que suporta diversos vasos. Fica óptimo para as aromáticas, por exemplo. Esta foto cativou-me logo que a vi (cliquem na foto para verem o trabalho fantástico da Cláudia):
Estas "floreiras" também servem o mesmo propósito E podem ser usadas também no interior. Que tal na cozinha, para ter algumas ervas mais à mão? Gosto tanto de ver os morangos...
Uma solução diferente passa pela utilização de material em pvc, usado para os algerozes. Aqui temos duas formas diferentes de utilização. Já tinha mostrado outra neste post.
FonteFonte
Por último, que tal usarmos estes organizadores? Muito práticos e dão para numerosas plantas. No site encontra todas as indicações para fazer um:

12/06/2011

Para vestir... uma estreia!

Tenho andado meia afastada daqui, mas não pensem que abandonei as agulhas :D
Além de várias carteiras que tenho ali já cortadas, estive entretida com uma "brincadeira" diferente. Para experimentar, comecei com uma t-shirt enorme que tinha cá em casa e o resultado foi este:
Uma versão muito fácil e que é uma óptima maneira de aproveitar as t-shirts aparecem cá por casa em jeito de brindes e ofertas... Se der para esconder (cortar) a publicidade, é ideal!
Depois desta experiência, decidi arranjar um tecido e fazer uma de raiz. Apesar do tecido ser muito bonito, não se percebe bem na foto, porque tem um padrão muito pequeno. A fita foi só para experimentar (nem sequer a cortei) a cor. Mas acho que vai ficar melhor com a fita castanha:
Entretanto, ontem fiz mais um. Adoro o tecido azul com flores em tons de rosa e tijolo:
Que tal, gostam da "brincadeira"?

07/06/2011

A varanda da vizinha é mais bonita que a minha :D

Apesar de não vir cá há já alguns dias, não pensem que abandonei a Varanda. Nem pensar :)
Mas tenho andado distraída com outras coisas...
Para hoje, começo por mostrar algumas fotos da varanda da Andreia.
Para quem a conhece, à Andreia e aos seus trabalhos, percebe que esta varanda só podia ser dela, colorida, com um ar romântico e impecavelmente arranjada.
A atenção que dá aos detalhes é clara, desde a caixa de madeira forrada com flores, aos utensílios de jardinagem também floridos, passando por vasos e recipientes delicados... Já para não falar nas galochas cor de rosa :) Uma loucura de varanda, onde as alfaces só podem ser muito felizes.
A palete dá o toque final! Simplesmente perfeito! Quando for grande quero uma varanda assim...
Já agora, passem também por esta horta colorida e bem disposta, tal e qual a dona :)
Aqui pela Varanda, também temos novidades. Hoje apareceu o 1º tomate, ainda muito pequeno, mas é o meu 1º tomate e estou orgulhosa :)
A Varanda tem novos aromas... um manjericão novo:
Também me vão oferecer um manjericão púrpura, que eu não conheço.
E por falar em ofertas e em aromas... ontem recebi de presente estes quatro pés de manjerico, para plantar:
A última novidade... é que apareceram mini cogumelos no tomate cereja:
Mas tal como apareceram... também desapareceram :)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin