20/06/2011

Mudança de estratégia

Os tomates cereja que semeei há cerca de 1 mês e meio não evoluíram muito... não sei o que fiz de errado, mas se nos primeiros dias cresceram bem, depois não passaram daí...
Como sabem, eu não percebo nada de horta, por isso tenho recorrido à internet para aprender. A questão é que existe muita informação, por vezes contraditória. Mas hoje encontrei uns vídeos de uma pessoa que já há alguns anos que cultiva muitas coisas, principalmente tomate e ele usa técnicas diferentes. E decidi mudar a estratégia com os tomates cereja. Como podem ver, ao fim deste tempo, eles continuavam quase na mesma:
Assim, e seguindo as indicações do Ray, decidi transplantar os pequenos pés de tomate para vasos (pequenos, mas mais fundos que as caixas de ovo). Para tapar os buracos dos vasos e evitar que a terra fuja, coloquei um pedaço de tecido (um retalho desta carteira):
Cobri o fundo com uns 2 ou 3 cm de terra misturada com húmus de minhoca (vinham três misturadas...) e coloquei os pequenos pés de tomate
E cobri os caules com a mistura de terra e húmus até quase às folhas. E é aqui que está a questão... o Ray diz que se o caule estiver enterrado vai, todo ele, criar raízes o que vai tornar a planta mais forte. Isto deverá fazer com que o tomateiro cresça, fique com o caule e as folhas mais fortes (o que não aconteceu até agora).
Aqui estão os dois vasinhos. Se correr como esperado, em breve terei de os mudar para vasos maiores.
Fiz o mesmo com os pimentos padrão, não sei se resulta...
Sempre atenta ao crescimento na Varanda, está a E-nome. E sempre que me apanha distraída aparece com o focinho cheio de terra... Não tenta comer nada a não ser a terra!
Quanto ao tomateiro que plantei no início desta aventura, podem ver como o meu tomate (sim, por enquanto é o único) cresceu:
Este é o aspecto da Varanda:
Podem ver as alfaces (que também não estão a ter grandes resultados), erva cidreira, erva de caril (cheira mesmo a caril), malaguetas (ainda verdes e a precisarem de ser transplantadas), tomilho, tomilho-limão, arruda, manjericão, hortelã, pimentos, a rúcula (que já provei e é deliciosa, bem picante), o tomateiro, o vaso que parece só ter terra, tem coentros semeados. Sem ter nada a ver com a horta, está um vasinho com uma suculenta.

7 comentários:

tarapatices disse...

Eu costumo fazer isso, as sementes nas caixas de ovos servem apenas para germinar, pois depois não tem espaço para crescer, se os passares para a terra, neste caso, na varanda é mais difícil ;), a planta cresce e ganha força.

Nos meus 2 tomateiros, metidos em vasos para não estranharem a mudança iminente só nasceram 2 tomates, 2 em cada ;-P, não sei porquê, mas gostava de saber, talvez os vasos sejam pequenos e assim não tenham força suficiente...

maria madeira | antónio rodrigues disse...

Se não crescerem Ana, pode ser uma questão de exposição solar, rega a mais, ou das sementes que por vezes não são boas. É sempre melhor comprar os pés já germinados num horto, a nossa pouca experiência nisto já nos diz que se faz uma melhor opção. Comprámos sementes de salsa e este ano só germinaram meia-dúzia delas :)

Raquel Úria disse...

Costumo passar férias na costa oeste (onde nasci e cresci) perto de São Pedro de Moel, e há lá à beira mar umas pantas com cheiro a caril que me parecem ser essa "erva de caril". Mas como o caril é uma mistura de várias especiarias, sempre descartei a hipótese de haver ligação entre a planta e o tempero. Há? Essa "erva de caril" é comestível ou pode usar-se para fins culinários? Caso saibas, obrigada pela ajuda.

Raquel Úria disse...

Entretanto fui investigar, de facto não há relação entre a planta e o caril culinário (a não ser o aroma), mas é comestível e não fazia ideia.

Obrigada na mesma, eu podia ter ido logo pesquisar em vez de ser preguiçosa. :)

buebau disse...

Olá Raquel. Sinceramente não fazia ideia que a planta não tinha tinha nada a ver com o prato. De facto o cheiro é muito idêntico.
Foi a minha irmã que me deu por isso não vinha com qualquer informação.
Obrigada pela informação :D

Raquel Úria disse...

É verdade, o cheiro é mesmo idêntico. E até a cor!

Fiquei com vontade de arranjar também um vaso com uma cá para casa. :)

Gratissima disse...

Ah que linda varanda!
Parece a minha... cheia de vasos e experimentos... rssss...
Eu também estou testando as mudinhas de tomate cereja e estão com uns 5 cm de altura... vamos ver no que vai dar... rssss...
beijinhos e boa semana prá você!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin