13/05/2011

Rúcula (com figos e pinhões)

Um dos vegetais de que mais gosto é a rúcula.

A ideia que tenho da rúcula é que ou se adora ou se detesta. Eu encaixo no primeiro grupo. Adoro!

Uma questão que me tem intrigado ultimamente é o facto de, até hoje, só ter visto rúcula à venda já embalada. Até mesmo na praça me disseram que a que vendem é embalada. Sem ter pensado muito nisso, assumi que fosse uma plantação que não se desse bem no nosso clima, e continuei a comprar rúcula em plástico.

Quando, há uns dias, vi fotos no flickr de alguém a semear rúcula aqui tão perto e depois disso soube que outra amiga também tinha rúcula no jardim, pensei que tinha de fazer o mesmo! E foi daí que surgiu a ideia da “horta” na varanda.Afinal a culpa é da rúcula :)

E assim, comprei um pacote de sementes de rúcula selvagem para semear na varanda. Ontem semeei alguma num vaso grande que andava na varanda:

Com uma pesquisa rápida fiquei a saber que a rúcula é da família que a mostarda, e originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Adapta-se em clima fresco, nem quente e nem frio (o que me deixa ainda mais intrigada por não se ver à venda sem ser embalada…). Possui sabor muito forte, picante e amargo.

A rúcula estimula o apetite, é rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Contém também ómega 3 e é pobre em calorias.


Deixo uma receita de uma salada muito simples, onde posso aproveitar para dar uso aos meus produtos hortícolas :D (quando eles estiverem prontos…)

[A foto não corresponde a esta salada, mas tem alguns dos ingredientes e achei que ficava bem para abrir o apetite, afinal os olhos também comem]

Começo por lavar e secar a rúcula, os tomates cereja, os figos e os coentros. Retiro a ponta dos figos e corto-os em quartos e corto os tomates ao meio.

Numa frigideira sem qualquer gordura tosto os pinhões e as sementes de sésamo. É muito rápido, para dar uma cozinha.

Para empratar, coloco as folhas de rúcula no fundo de uma travessa (ou directamente no prato), por cima ponho os figos e o tomate cereja já cortados. Por cima deito queijo ricota aos pedacinhos e, por fim, salpico com (muitas) folhas de coentros, os pinhões e as sementes de sésamo tostadas.

À parte preparo um molho para temperar:

Junto numa tigela, azeite, sumo de um limão, sal e pimenta. Misturo tudo muito bem e despejo por cima da salada.

Experimentem!

2 comentários:

MJ disse...

Ana
eu também adro rucula, fico a torcer para que ela se dê bem na tua varanda!
outra salada deliciosa com rucula: rucula, melancia, cebola roxa, queijo feta. temperas com um fio de azeite e limão!
é deliciosa ;)

buebau disse...

Com melancia, também deve ficar muito bem... Tenho de experimentar!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin