09/05/2011

Coentros, hortelã e um jarro de sangria

Para começar, comprei (já há um mês, talvez) dois vasinhos, um com coentros e outro com hortelã. Já tinha comprado vários vasos destes (em supermercado) e deixava-os na cozinha para estarem mais à mão, mas não duravam nem uma semana. Desta vez lembrei-me de os colocar na varanda e já cresceram imenso.
E já estou farta de usar (mais os coentros). Corto apenas as folhas que quero usar e estão sempre a crescer mais.
Já por duas vezes achei que os perdia. Basta não regar um dia para eles se ressentirem e começarem a murchar, mas asssim que lhes dou água ficam todos contentes :)
Uma das utilizações que dou à hortelã é para fazer sangria, que sabe tão bem a acompanhar uma boa refeição num dia de sol. E a que faço é muito simples (como tudo o que faço na cozinha...) e nem uso medidas certas, é feita olho.
Para começar, não sou nada exigente com o vinho. Apesar de não gostar de vinho, imagino que seja doloroso para quem seja apreciador, ver "desperdiçar" um bom vinho em sangria. E como eu não sei destinguir um bom vinho de um "carrascão", vai dar ao mesmo (para mim, claro!). Por isso, deixo a escolha do vinho ao vosso gosto. A sangria pode ser feita com vinho tinto ou vinho branco ou mesmo com champanhe.
Lavo e corto em pedaços as frutas que tenho à mão: laranja, pêssego, limão (também a escolha das frutas fica ao gosto de cada um) e deito num jarro - grande, se a sede for muita :) - junto açucar mascavado, canela em pó (também pode ser em pau mas, como disse, na cozinha gosto de simplificar e a canela em pó está sempre à mão na minha cozinha) e um pé de hortelã. Com a colher de pau piso tudo um pouco, para se misturarem os diferentes sabores com o sumo da fruta.
Depois junto o vinho e deixo repousar até à hora de levar para a mesa.
Quando for servir junto a gasosa fresca e muito gelo.
[Foto retirada da net]
Fica uma delícia!

3 comentários:

MJ disse...

oohh Ana, não sabia que estavas aqui também, que bom :) olha a coincidência, há uns dias também publiquei uma receita de sangria. vou experimentar a tua receita. estou agora a fzer o pão da maria :))

abelha maia disse...

Adoro sangria!!! Fresquinha....e o mais simples possível..tal como a tua receita!! :)

buebau disse...

Olha... agora também tenho uma abelha na horta :)
Beijocas às duas*

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin