31/05/2011

Em crescimento :)

Hoje apareceram as primeiras flores no meu tomateiro. Delicadas e amarelas, para já apenas duas abertas, mas muitas outras quase a rebentar :) Passaram 24 dias desde que o plantei aqui na Varanda.Já agora, deixo também umas fotos das alfaces, 24 dias depois:
Do que semeei, a rúcula é o que parece ter desenvolvido menos. Mas em parte a culpa é minha. Matei alguns dos pés frágeis a regar. Definitivamente tenho de comprar um regador diferente, porque o meu deita muita água e as plantas mais frágeis não resistem... Agora tenho colocado água no prato do vaso e borrifo a superfície da terra.
A hortelã continua a crescer; os coentros morreram e agora tenho também um vaso com manjericão, que experimentei hoje ao jantar, com uma salada. Muito bom!

30/05/2011

Cheiros e temperos

E porque este fim de semana fui a uma horta a sério, ofereceram-me alguns raminhos que têm cheiros fantásticos.
O 1º é de alecrim, óptimo para temperar carnes assadas no forno e grelhados e os ramos também podem ser utilizados como espeto para umas belas espetadas de carne:
O 2º, um ramo de loureiro. Depois de seco serve para temperar muitos pratos e também podemos usar o ramo para as espetadas (na Madeira é muito utilizado desta forma:
O último foi a estrela de outro post, a Lavanda. Vai ficar pendurado a perfumar a casa até secar, depois vou seguir e exemplo do vídeo e usar para fazer saquinhos perfumados.
Ainda trouxe duas lindas alfaces.
Além de um dia muito bem passado, ainda vim cheia de presentes :)

27/05/2011

Pão

Mais um post que não tem a ver com coentros :)
Mas não resisti mostrar aqui os pães que acabei de fazer, com a receita da Maria.Amassado e levedado na máquina do pão e cozido no forno.
Fica uma delícia, com um gostinho especial, do mel.
Obrigada Maria ;)

26/05/2011

Cheira bem por aqui :)

Já há algum tempo que tenho na Varanda um vasinho de lavanda (ou alfazema, como também é conhecida). Não só porque gosto da planta, que dá uma flor linda, mas porque adoro o seu aroma. sempre achei que a alfazema cheira a limpo, a lavado (e, curiosamente, vi no wikipedia que a palavra lavanda vem do latim "lavare", "lavar").
Pesquisei a palavra "Lavanda" no Google Imagens e fiquei deliciada com a cor do meu ecrã :) Mostro apenas um bocadinho:
Ali ao lado dou muito bom uso à lavanda, apesar de não ser a do meu vaso. Costumo comprar em pacotes. E o resultado tem sido este:
Sei que parece que já estou a misturar coentros com costura, mas achei apropriada a combinação :) Até porque este fim de semana vou usar a alfazema outra vez, mas agora para fazer uma daquelas almofadas que se colocam no micro-ondas para aliviarem as dores. Vou juntar lavanda porque tem propriedades calmantes. Como a almofada é para a zona do pescoço, achei que o cheirinho a lavanda seria muito apropriado.
Deixo aqui um vídeo onde ensinam a secar a alfazema e a fazer um saquinho perfumado:

Bom fim de semana que para mim já começou ;)

24/05/2011

Identificadores de plantas (ou como é que isto se chama??)

Tenho andado a pensar numa forma de identificar tudo o que semeio/planto na Varanda. No início achei desnecessário, mas agora começo a achar que dá jeito. Para conseguir diferenciar as aromáticas, por exemplo, ou os pés de tomate cereja e os pimentos de Padrão...

Gosto muito destes identificadores em madeira e ardósia, mas não acredito que o giz resista a uma boa chuvada. O que acham?

Entretanto encontrei estes, que trazem um lápis para inscrição definitiva:

Esta também é uma solução engraçada, com ardósia, com instruções:

Já no (ou na??) Ikea encontrei estes bem coloridos, da gama Socker. Giros!!

Que, ainda por cima, têm vasos a condizer:

Entretanto, andei a investigar no etsy e encontrei estas colheres antigas transformadas. Não são um charme?

Vi também, em alguns sites, utilizarem espátulas de madeira, ou paus de gelado (um óptimo pretexto para comer gelados!!). No outro dia experimentei escrever com uma caneta normal no pau (de um delicioso Magnum de amêndoas) e não correu nada bem.

Estas são uma loucura (com passarocos!):

Outra possibilidade é imprimir algumas etiquetas bonitas e plastificar (sempre posso justificar o facto de ter comprado uma máquina de plastificar :D). Há uns “printables” muito bonitos. Alguns pagos, mas também há gratuitos:

Por último, encontrei alguns em cerâmica. Também gosto:

E vocês, como identificam as vossas ervas?

Se conhecerem outros sistemas práticos e bonitos, avisem-me ;)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin