08/11/2008

Ajudar não custa


Alertada pela querida Rute, tomei conhecimento da campanha de solidariedade social levada a cabo pelos CTT para este Natal.
Tendo em conta a quantidade de vezes que vou aos correios, não´me vai custar nada participar, para além do prazer imenso de saber que poderei estar a ajudar algém que precisa muito mais do que eu.
Assim, convido-vos todos a participar. Para saberem do que se trata, retirei este texto do site dosCTT:

A pobreza e a exclusão social constituem um dos mais graves problemas das sociedades dos nossos dias.

Os CTT não podem nem querem alhear-se de um problema que toca a todos, pelo que no dia 9 de Outubro de 2008, Dia Mundial dos Correios, lançaram um projecto de luta contra a pobreza e exclusão social que envolverá não só os CTT mas também um conjunto de instituições de solidariedade social.

Na sequência da iniciativa de donativos pecuniários a 10 instituições de solidariedade social, já lançada e em curso na Payshop, empresa do Grupo CTT, os CTT alargam o conceito aos donativos em espécie a 25 instituições de solidariedade social, aos níveis nacional e local.

O objectivo é fazer a ligação entre os cidadãos que querem ajudar, mas não sabem como, e as instituições que estão no terreno, a lidar com as situações no dia-a-dia, a ajudar quem mais precisa.

Como? Fazendo a ponte entre cidadãos e instituições através da maior rede de distribuição do país, disponibilizando-a a título gratuito para o efeito. Em todo o País, os cidadãos vão ser convidados a fazer donativos em espécie a um número alargado de instituições de solidariedade social, de carácter nacional e local.

Onde? Distribuição nas caixas de correio de todo o país de informação sobre os bens solicitados e as instituições de solidariedade destinatárias, em simultâneo com um saco para transporte dos donativos: convite para que a população se desloque às Estações de Correios para enviar os seus donativos.

Disponibilização gratuita nas Estações de Correios de caixas de transporte para os bens doados: é só colocar o bem solicitado, endereçar à instituição de solidariedade seleccionada e enviar. Estas caixas de transporte chegarão ao seu destino através da rede de distribuição dos CTT.

Quando? De 1 de Dezembro de 2008 a 31 de Agosto de 2009, os cidadãos vão ser convidados a fazer donativos em espécie a quem mais precisa.
A nível local, serão feitas campanhas mensais, para instituições locais com necessidades prementes a colmatar. A mesma mecânica, um concelho/distrito específico, durante um período de tempo limitado.

Com esta iniciativa pretendem os CTT mobilizar a população para um movimento nacional, democratizando a solidariedade ao permitir que qualquer cidadão possa ajudar as instituições em causa. Para ajudar, só precisa de ter uma caixa de correio.

Um comentário:

Maria disse...

You found me at Flickr and I found you. Your blog is really nice too!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin